Fábrica de embutidos que funcionava em anexo de oficina mecânica é interditada em Porto Alegre, diz MP
26/08/2025
(Foto: Reprodução) Fábrica clandestina de embutidos é interditada pelo MP em Porto Alegre
Uma fábrica clandestina de embutidos foi interditada em Porto Alegre na segunda-feira (25) durante ação de fiscalização. De acordo com o Ministério Público, o local funcionava de forma irregular, em um anexo de uma oficina mecânica.
A operação foi realizada pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor. O nome da fábrica não foi divulgado.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Foram apreendidos cerca de 80 kg de produtos prontos para serem vendidos. Conforme o MP, os embutidos estavam sem rótulo e sem data de validade, e eram preparados em condições precárias de higiene.
"Os alimentos eram fabricados sem qualquer tipo de inspeção sanitária, em ambiente sujo, sem refrigeração e sem documentação legal. Todo o material foi inutilizado", afirma a Promotoria.
O responsável pela produção, que também não teve a identidade divulgada, foi autuado pela Secretaria da Agricultura por atividade clandestina. A Promotoria de Justiça também adotará as medidas cabíveis para responsabilização civil e criminal.
"A fiscalização é essencial para proteger a saúde da população. Produtos alimentícios fabricados sem controle sanitário representam um risco grave ao consumidor e não podem circular no mercado", sustenta o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, que coordenou a ação.
Fiscalização fechou fábrica clandestina de embutidos em Porto Alegre
Divulgação/Ministério Público
VÍDEOS: Tudo sobre o RS