Semana Farroupilha começa a entrar no circuito turístico nacional

  • 29/07/2025
(Foto: Reprodução)
Acampamento Farroupilha em 2019 Joel Vargas/PMPA Quem tiver memória — e conseguir sobreviver até lá — talvez se lembre deste texto pelos próximos 20, 30, 50 anos. Quero fazer aqui o primeiro registro de uma experiência que tende a crescer cada vez mais, a ponto de fazer diferença real na economia do Rio Grande do Sul. Mas antes, deixa eu voltar no tempo. Era junho de 2022. Eu estava gravando em João Pessoa, na Paraíba. Chamou minha atenção o fato de que o hotel onde me hospedava estava todo decorado no clima de São João. Uma agência de viagens havia instalado uma filial dentro do hotel e disponibilizava vans para levar os turistas às festas mais populares da cidade. Imediatamente, comecei a comparar aquilo com a nossa Semana Farroupilha — e o tempo que estávamos perdendo ao deixar de transformar nossa maior festa em um verdadeiro atrativo turístico para o estado. O que aconteceu de lá pra cá eu conto em outro momento. O fato é que, finalmente e pela primeira vez, a maior operadora de turismo do Brasil está promovendo a Semana Farroupilha em seus pacotes. A empresa, com suas 1,28 mil lojas franqueadas no país, está convidando turistas de todo o mundo a conhecer a nossa cultura gaúcha. Para se ter uma ideia, um pacote sem passagens aéreas, para casal, com três noites em hotel três estrelas, custa R$ 3,6 mil — e inclui uma experiência cultural no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre. Há ainda opções com roteiros por Gramado, onde um festival de danças tradicionais vai movimentar a Rua Coberta. As ações que buscam dar visibilidade à nossa maior festa popular vão além. Para agregar em um só lugar a programação das principais cidades do estado e facilitar a vida dos visitantes, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), está criando um site para centralizar as informações. Até o dia 31 de agosto, organizadores de eventos como bailes e acampamentos, devem acessar um formulário para detalhar a programação a ser inserida no portal. A ideia é que o espaço seja convertido em um aplicativo com georreferenciamento, a ser abastecido com informações durante os 12 meses do ano. Até o comércio vai fazer parte desse mutirão cultural. No dia 31 de agosto, em um show com a presença de artistas e autoridades, será lançado o Ganha-ganha Farroupilha, ação de vendas organizada pela secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado e pelas principais entidades do comércio, outro possível atrativo para os visitantes, no futuro. A ideia é realizar promoções e decorar as lojas, durante 15 dias em setembro, com apresentações de artistas ligados a CTGs e músicos, numa espécie de "Liquida Porto Alegre" gaudéria, só que com abrangência estadual. VÍDEOS: Desafio Farroupilha

FONTE: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/blog/reporter-farroupilha/post/2025/07/29/semana-farroupilha-comeca-a-entrar-no-circuito-turistico-nacional.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Sweet but Psycho

Ava Max

top2
2. Messy

Lola Young

top3
3. Easy Lover

Miley Cyrus

top4
4. Fast Car Grammy Performance

Tracy Chapman & Luke Combs

top5
5. Freeway, The Plant in Dothan, Alabama on May 30

The Castellows

Anunciantes